PORTAL GWC | GRUPO WEB DE COMUNICAÇÃO

EM BUSCA DO CORPO PERFEITO?

Por: Rafaela Biten

Muitas adolescentes não gostam do seu corpo do jeito que ele é, sempre arranjam um defeito e acabam fazendo opções por métodos radicais.

 

Cirurgias:

 

A opção por cirurgia plástica em adolescentes exige paciência e uma análise comportamental aprofundada, e só deve ser considerada quando o problema a ser corrigido esteja, de fato, afetando o relacionamento social do jovem e não visão distorcida de si.

Algumas meninas  acima do peso querem e desejam muito por ter aquele corpo de "Barbie", ser magra apenas.

 

Fazem regimes absurdos, loucuras e isso tudo porque?

 

Se a adolescente tem condições de fazer uma academia ótimo, mas se você é acima do peso e nada afeta sua saúde, porque se preocupar em emagrecer?

 

Se você emagrecer e você acha que isso te fará bem, ok, mas meninas, vamos parar pra pensar, temos que se amar do jeitinho que somos, comece a se valorizar, dê graças a Deus que você esta viva isso que importa!

As questões em torno das cirurgias realizadas, segundo alguns estudos são provenientes de bullying, contra esse jovem e daí vem a obsessão com a estética.

 

A fim de resolver aquele "problema" ele acaba acreditando que a cirurgia é a melhor opção para melhorar sua auto-estima e a parar com a "tiração" dos colegas. 

 

O principal é avaliar se o motivo da cirurgia é algo que incomoda o adolescente ou a outras pessoas.

 

A dificuldade de aceitação que deve motivar uma cirurgia plástica precisa ser própria, e não vir de fora.

A decisão também precisa ser tomada em conjunto com os pais, lembrando que se o adolescente chega com uma queixa real e os pais entendem, aí está maduro para a cirurgia.

 

Conhecer a situação familiar ajuda a entender a demanda do paciente. Às vezes, o benefício estético é uma fuga de outra situação que não está bem resolvida.

 

A busca pelo bem-estar com o corpo é uma prática saudável, mas é preciso evitar todo tipo de abuso, seja com cirurgias, seja com maquiagens, bronzeador, piercings ou malhação, por exemplo.

 

Muitas jovens magras, querem ou sonham com aquele corpo de "Panicat". Uma parte da sociedade impõe que é dever a mulher ter, bunda, coxa e peito.

A maioria das adolescente de 14 até 25 anos, que optam pela academia, a maior parte procuram apenas a estética na questão, e não tanto a parte da saúde.

 

Por um lado é bacana e legal fazer academia, é ótimo para a saúde.

 

Só que parando para pensar se a sociedade não coloca-se padrões de beleza, com certeza quem frequentasse a academia seria apenas por saúde e não por estética?

 

É possível ser acima do peso e ao mesmo tempo, estar em forma e saudável. Também é possível ser magro e estar fora de forma e sem saúde. 

A recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) de 150 minutos de atividade física moderada por semana garantirá a boa forma ao indivíduo, seja gordo ou magro.

 

 O principal indicador dessa relação é que gordos fisicamente ativos têm 50% menos chances de morrer na década seguinte, se comparados a pessoas com peso normal e sedentárias. 

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Estrias e Celulite

Portal GWC | Grupo Web de Comunicação | Beleza | Corpo Feminino

Por: Letícia Fagundes

|- Estrias

 

As estrias surgem da ruptura das fibras de colágeno e elastina, responsáveis pela elasticidade, que estão localizadas na derme (camada profunda da pele) que ocorrem por sua distensão exagerada ou devido a alterações hormonais.

 

 

É comum o surgimento durante a puberdade em decorrência do crescimento acelerado nesta fase da vida e também na obesidade e na gravidez. A celulite Atinge os dois sexos porém é mais freqüente no sexo feminino.

 


DESVENDANDO:  É reconhecida com facilidade. É crônica e não tem cura. É uma afecção benigna. Ocorre em mulheres magras e obesas. É uma das patologias mais comuns no sexo feminino. Afeta 95% das mulheres, comprometendo coxas e nádegas.

|- Dicas anti-celulites

 

* Tomar líquidos (água, sucos,) - ajudam no tratamento da celulite;

 

* Cremes para celulite melhoram em até 10%, mas devem ser aplicados diariamente;

 

* A celulite não melhora em camas ginásticas passivas;

 

* Refrigerante diet não causa celulite;

 

* A lipoaspiração não elimina a celulite;

 

* A dieta balanceada é fundamental para se obter um bom resultado.

Portal GWC | Grupo Web de Comunicação | Saúde | Celulite

*Temperatura corporal é mais fria onde há celulite;

 

* Com a gravidez, há uma piora da celulite;

 

* A celulite piora antes da menstruação;

 

* A celulite grau III e IV é dolorida;

 

*Roupa Apertada - Não provoca celulite.

 

 

Portal GWC | Grupo Web de Comunicação | Saúde | Gordura Localizada

Quando existe celulite, a roupa apertada comprime os vasos, prejudicando a circulação na região e piorando a celulite.

 

* Não confundir celulite com gordura localizada.

 

As duas alteram o visual do corpo na barriga, culotes, abdome, nádegas e parte interna do joelho.

 

Com diz o nome, gordura localizada , pois é um aumento do tecido adiposo e a celulite é uma alteração crônica no funcionamento das células de gorduras, envolvendo outros mecanismos supracitados.

 

* Existem determinados exercícios que ajudam a melhorar a celulite, enquanto a falta de exercícios não responde bem ao tratamento.

TRATAMENTOS

Portal GWC | Grupo Web de Comunicação | Beleza | Corpo Feminino
Portal GWC | Grupo Web de Comunicação | Beleza | Corpo Feminino

Celulite não tem tratamento total e definitivo, inicialmente, deve-se fazer uma avaliação clínica detalhada, para se poder optar pelo método, para amenizá-la,  mais adequado:

 

Mesoterapia: Procedimento médico pelo qual é injetado se injeta um fármaco (substância em pequenas doses, com agulhas muito curtas, nos locais onde se deseja tratar.

 

Drenagem Linfática:  É uma massagem leve e estimuladora dos vasos linfáticos, provocando a desintoxicação. 

 

A drenagem linfática pode ser manual ou por aparelhos (endermologia, dermotonia).

 

Subincisão:
É um método cirúrgico sob anestesia local, realizado com o auxílio de uma agulha especial.


Ultra-som: São vibrações sonoras que ajudam a eliminar a gordura. laser: específico para tratamento de celulite.

 

Eletroporação: Tratamento não-injetável, que permite a penetração de medicação em camadas profundas da pele, sem dor, e com excelentes resultados.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Portal GWC | Grupo Web de Comunicação | Beleza | Corpo Feminino

A borra do café que você joga fora todos os dias é uma arma poderosa contra estrias e celulites! O remedinho milagroso é usado por celebridades como Halle Berry, e graças à propriedades como a cafeína é capaz de estimular a produção de colágeno e queima da gordura corporal responsável pelos furinhos! As propriedades do café promovem a renovação dos tecidos superiores da pele, e ajudam a amenizar cicatrizes e estrias quando combinado com esfoliações! Deixam a pele mais firme e tonificada!

 

A maneira certa de se utilizar é aproveitando a borra que é descartada na preparação da bebida, armazenando-a na geladeira pelo tempo necessário para mante-la gelada, e aplica-la sobre a região desejada com movimentos circulares! Deixe agir por alguns minutos e enxague! Repita o procedimento todos os dias até obter os resultados!

Muitos cosméticos destinados à amenizar a celulite e queimar gordura localizada teem em sua fórmula propriedades como a cafeína! O efeito desse estimulante na pele é testado e comprovado!

 

É importante ressaltar que as estrias brancas que formaram cicatrizes nas camadas mais profundas da derme não são totalmente retiradas da pele! Mas amenizar o aspecto delas é totalmente possível! 

 

Já as estrias vermelhas podem ser tratadas para que não atinjam o estágio das estrias brancas! O tratamento pode ser feito com o café e também com hidratação contínua da pele da região!

 

O café é um excelente remédio contra as estrias e celulite, mas o melhor continua sendo a prevenção! Hidrate bem a sua pele, fuja de alimentos ricos em gorduras e açúcares e tenha hábitos saudáveis que incluam exercícios físicos! Esse é o segredo para se conquistar um corpo sarado!

a

A Celulite recebe vários nomes científicos como: Lipodistrofia Ginóide, Lipodistrofia Edemato, Fibroesclerótica, Lipoesclerose ou Paniculopatia. Lipodistrofia significa gordura com crescimento anormal, Ginóide é referência ao sexo feminino, Paniculopatia é doença do tecido gorduroso embaixo da pele, Edemato-fibroesclerótica significa inchaço, retração e endurecimento e aparece no tecido conjuntivo dérmico normalmente após a puberdade.

 

O tecido gorduroso fica embaixo da epiderme e sobre os músculos. A reserva de gordura do organismo se dá quando se come demasiadamente e erroneamente, fazendo com que as células aumentem seu tamanho e quantidade. Como reação de defesa própria, o organismo procura guardar o alimento dentro do corpo, pois caso falte comida, a pessoa que tem este acúmulo, suportará por mais tempo sem alimento.

 

Como sabemos, a composição da epiderme, derme e hipoderme é bastante complexa, uma vez que observamos a presença em sua estrutura de elementos como: células, fibras, substância fundamental, vasos sanguíneos e linfáticos e nervos. 

 

O acúmulo de gordura está presente na região da hipoderme, que é um tecido especial com funções de sintetizar, renovar, estocar e distribuir substâncias e nutrientes dependendo das estruturas ou órgãos onde este tecido se coloca. Envolvendo ou sustentando estruturas ou participando do metabolismo orgânico, o tecido adiposo pode sofrer alterações devido à instalação da celulite.

 

No processo de aumento de volume gorduroso, ocorrem alterações da microcirculação, assim como uma modificação da rede fibrosa (espessamento de fibras e polimerização molecular), aparecendo a chamada Celulite. Podemos citar entre os principais sinais de celulite a presença de irregularidades na região acometida onde observa-se a dilatação dos folículos pilossebáceos caracterizando o aspecto “casca de laranja”.

|- GRAUS DA CELULITE

 

Grau 1: Discreta deformidade na área afetada quando submetida à pressão. Não há alterações circulatórias.

 

Grau 2:  Compressão dos vasos sangüíneos e linfáticos, aumentando o volume celular e acumulando toxinas. As alterações na pele já sejam visíveis e palpáveis, sem dor.

 

Grau 3:  Aparecimento de nódulos subcutâneos, visíveis na superfície da pele (pele em casca de laranja). Estas alterações provocam o endurecimento do tecido gorduroso, maior deficiência circulatória e maior acúmulo de toxinas. Pode ser dolorosa quando apertada.

 

Grau 4:   O tecido fica endurecido e doloroso e, a circulação sangüínea já está bastante comprometida. Esse grau afeta mais as pessoas que já acumulam complicações de saúde como diabete e obesidade.