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FIAT

Em 1955, a Fiat lançava o 600 (Seicento), carro compacto que foi comercializado até 1985. Depois ele retornou em 1997, sendo produzido até 2010. Ontem, a marca italiana renasceu o nome 600 novamente, dessa vez em um SUV elétrico que se posiciona logo acima do 500x, o 600e.

 

O motor elétrico terá 115 kW ou 156 cv de potência, que levará o SUV de 0 a 100 km/h em 9 segundos. A bateria tem 54 kWh, que permite uma autonomia de 406 km no ciclo WLTP. 

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Por: André D'Villi

A bateria tem capacidade de recarga rápida de 100 kW, que permite carregar de 0 a 100% em menos de meia hora. A marca também anunciou uma versão híbrida plug-in que só chegará ano que vem.

 

Com um design que lembra a versão elétrica do 500, ele conta com uma filosofia que a marca denomina como Dolce Vita. Possui sistema de direção autônoma nível 2 e por dentro possui painel de instrumentos digital de 7", central multimídia de 10,25" e luzes ambientes em 8 cores.

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Disponível inicialmente em duas variantes: Red e La Prima, são 7 cores disponíveis e os preços variam entre € 35.950 e 40.950 (R$ 189.605 a 215.975). Construido sob a platafoma e-CMP2, a mesma do Jeep Avenger e possui 4,17 metros de comprimento, suficiente para levar 5 passageiros.

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FIAT UNO - MOBI OU PANDA: 2024  - CARRO COMPACTO

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Divulgação/Fiat

Fiat Panda é previsto para 2024 e usará design Centoventi, da Fiat. Novo visual remete ao mundo dos veículos elétricos (Imagem: Divulgação)

 

O início da produção da linha 2024 do Uno europeu deve começar em 2023. Há rumores de que a futura geração do veículo será muito diferente do modelo atual. Especula-se ainda que o Panda mudará de segmento, aumentando de tamanho e também seu design.

O novo Fiat Panda vai possuir a plataforma CMP, que é a mesma da próxima versão do Citroën C3. Os modelos vão compartilhar ainda a mesma gama de motores e terão eletrificação parecida. São esperadas duas opções: uma com 82 cavalos e outra com 109cv.

 

O ‘Uno’ europeu será baseado no conceito Centoventi, que, segundo, a Fiat transformará os paradigmas automotivos. Os carros com esse design terão um alto grau de personalização em itens como cores, acabamento interno, teto e até mesmo na capacidade das baterias modulares, que pode ser alterada de acordo com as preferências dos clientes para autonomia entre 100 km e 500 km.

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Interior do conceito Centoventi foi divulgado no Salão do Automóvel de Genebra, em 2019. Atenção para o panda de pelúcia na região central do painel (Imagens: Divulgação)

 

Apesar de ter sido descontinuado em 2022, o Fiat Uno continua na Europa com outro nome. Quer dizer, de certo modo: é que o Fiat Panda, o compacto italiano que inspirou o modelo brasileiro ganhará uma nova linha para 2024.

 

A novidade foi anunciada pelo CEO da marca Fiat, Oliver François. O executivo comentou que a partir de 2024 todos os veículos da Fiat lançados na Europa serão 100% elétricos, e o Panda não foge disso.

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AUTO | FIAT TOPOLINO | CARRO ELÉTRICO CHEGA POR METADE DO VALOR DO MOBI

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 Foto: Fiat/Divulgação

A Fiat apresentou nesta quinta-feira (21), na Itália, o Topolino, carro elétrico subcompacto similar ao Citroën Ami. Inspirado no primeiro Fiat 500, que ocupou o mercado entre 1936 e 1955, o Topolino chama a atenção pelas dimensões reduzidas, o design inusitado e, principalmente, pelo preço. Ele custa o equivalente a 50% de um Mobi, carro mais barato da montadora à venda no Brasil.

 

Na Itália, o Topolino foi lançado por 7,5 mil euros, equivalente a R$ 39 mil na conversão direta, sem impostos ou taxas. Segundo o site oficial local da marca, o Topolino é “compacto em tamanho, mas enorme em espírito”.

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As dimensões do simpático carro elétrico (tem apenas 2,53 metros de comprimento) ficam em segundo plano, porém, quando o pacote de funcionalidades e acessórios é exposto. O Topolino conta com recursos que certamente atrairão a atenção não apenas dos jovens, mas de um amplo nicho de clientes.

 

O subcompacto da Fiat é vendido em cor única, a Verde Vita, mas tem acessórios bastante inusitados, como uma bolsa rack instalada na parte traseira, ventilador USB, garrafa térmica e, pasmem, um pequeno chuveiro para lavar o próprio carro ou os usuários depois de um divertido dia na praia, por exemplo. 

 Foto: Fiat/Divulgação

FIAT TOPOLINO: Conheça sua história

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1936 -  Foto: Fiat/Divulgação

Assim como o Citroën Ami, o Fiat Topolino não é um carro elétrico projetado para uso em rodovias ou para percorrer grandes distâncias. Isso explica, inclusive, o fato de ser necessária apenas uma licença especial para os condutores — na Itália, ele é categorizado como quadriciclo.

 

O topolino tem uma bateria de somente 5,5 kWh, que dá ao modelo autonomia de 75 quilômetros por carga, no ciclo WLTP. A velocidade máxima também não é o ponto forte do simpático carrinho, graças ao modesto motor de 8,1cv e 4,5 kgf/m de torque: 45 km/h. O lado positivo é que a carga completa do sistema pode ser feita em pouco mais de três horas.

 

A Fiat confirmou que já recebeu 10 mil pedidos pelo Topolino, somados os interessados em pré-venda e na comercialização regular. A intenção da marca é começar a entregar o minicarro elétrico aos clientes em janeiro de 2024, não apenas na Itália, mas também na França e na Alemanha.

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Fiat Topolino “original” de 1937: motor de 13cv  Foto: Fiat/Divulgação

O Topolino é um dos veículos mais pequenos e mais populares da história do automóvel. Motorizou os italianos no pós-guerra e colocou a Fiat na moda. 

Oficialmente o primeiro Fiat 500, foi fabricado entre 1936 e 1955, tendo-lhe cabido a função de motorizar uma Itália empobrecida em pleno pós-guerra. Leve e alimentado por um pequeno e económico motor, tinha na estética simpática e atraente um dos seus principais trunfos.

Foi o engenheiro Dante Giacosa o responsável pelo projeto que fez surgir, em 1957, o Fiat 500, que chegou como a solução para quem não tinha como adquirir um automóvel. Enfim, um modelo pequeno, econômico e barato.

No início, o motor era dianteiro e passou para trás, refrigerado a ar, com apenas dois cilindros e com destaque para o baixo consumo. Segundo o fabricante à época, ele era capaz de rodar 19,2 km/l. O sucesso se traduziu em números: mais de 4 milhões de unidades em 20 anos de fabricação, popularidade que rendeu o apelido de “Topolino”, camundongo em italiano e também era como eles se referiam à Mickey Mouse.

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Ao 500 coube a primazia de ter sido um dos precursores entre os subcompactos, foi lançado antes do também, famoso e clássico, Mini Cooper inglês, de 1959. (RC) para o baixo consumo. Segundo o fabricante à época, ele era capaz de rodar 19,2 km/l. O sucesso se traduziu em números: mais de 4 milhões de unidades em 20 anos de fabricação, popularidade que rendeu o apelido de “Topolino”, camundongo em italiano e também era como eles se referiam à Mickey Mouse.

Ao 500 coube a primazia de ter sido um dos precursores entre os subcompactos, foi lançado antes do também, famoso e clássico, Mini Cooper inglês, de 1959. (RC)

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Topolino de 1949: novo estilo e motor de 16cv que seguiu até 1957 
Foto: Fiat/Divulgação

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Fiat Topolino perua de 1953
 Foto: Fiat/Divulgação

 

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Fiat Topolino 1949 A 1955
 Foto: Fiat/Divulgação

 

AUTO | FIAT | 500 | 500e

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UM MITO QUE ATRAVESSOU GERAÇÕES

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Fiat 500, ou Cinquecento, como chamamos o carrinho aqui, é, sem dúvida alguma, um ícone italiano. Mas você conhece a história desse carro?

 

O primeiro Fiat 500 foi produzido em 1936 e eram os menores carros já produzidos em massa. Na Itália, o Cinquecento dos anos 30 recebeu o apelido de “topolino”, ou seja, ratinho. Este carro permaneceu em produção até 1955.

 

Como já contamos a história do Topolino e se funde com a do fiat 500, segue foto de geraçãoes desses carros.

 

Fiat 500 B Topolino c.1946, 500 C c.1949, Nuova 500 c.1965 Van - Fourgoncino

 

Foto divulgação - Fiat

AUTO | HISTÓRIA DO FIAT 500

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No final dos anos 50, o Fiat Topolino foi repaginado. Desenhado por Dante Giacosa e lançado em 4 de julho de 1957, o carro foi chamado de Fiat Nuova 500, para diferenciá-lo do Cinquecento original ou do Topolino. De certa forma, era realmente um carro completamente novo.

 

Este minúsculo carro que evoluiu para uso nas ruas estreitas das cidades italianas, rapidamente ganhou o nome de “carro do povo”, pois se destinava, sobretudo às famílias, dos operários.

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Dante Giacosa conseguiu criar uma carroceria decididamente proporcionada, original e moderna. O carro era uma espécie de ovo com um pequeno teto de lona, ​​tão brilhante que lhe rendeu o importante prêmio Compasso d’Oro de 1959, dedicado ao design industrial.

 

O carro pesava cerca de 470 kg vazio, graças à técnica de construção do chassi e conseguia chegar a uma velocidade de 85km/h, consumindo uma média de 4,5 litros de gasolina a cada 100km. Quanto ao porta-malas, havia um compartimento sob o capô dianteiro, parcialmente ocupado pelo tanque de 20 litros.

 

O carro imediatamente se tornou um ícone. Para os italianos, o Fiat 500 simbolizava liberdade, mobilidade, otimismo e crença no futuro. No total, quase 520.000 unidades foram produzidas.

Em Turim, toda uma procissão de carros, todos com uma beleza italiana a bordo, deixou a fábrica da Fiat. Ao mesmo tempo, um desfile de carros Fiat foi até a Praça de São Pedro, em Roma.

 

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Painel dos anos 1960 era simplificado e com poucos comandos

 

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Versão esportiva surgiu ainda no fim dos anos 1960 com motor de 21cv

 

Já em 1958 teria um motor de 21cv disponível bem como a versão Cabriolet, conversível, explorando o público jovem e os que podiam pagar mais por um carro pequeno. Já em 1960 a família crescia e dava origem à Giardinera, uma perua familiar mas ao mesmo tempo compacta.

 

Ao longo dos anos 1960 faria ainda mais sucesso desde os modelos básicos aos mais completos esportivos e conversíveis. No Nuova 500 L, a Fiat tinha seu modelo mais completo com cromados, teto removível e painel mais completo com instrumentos horizontais e opção de revestimento claro ou colorido nos bancos.

AUTO | RETORNO DO FIAT 500

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O retorno do 500 ocorreu em 2007 com produção na Polônia e chegou ao Brasil

A produção do Nuova 500 terminou no início dos anos 70. Posteriormente, em 1972, o carro deu lugar ao 500R (R de renovado), o qual finalmente conseguia atingir os 100 km/h. Embora destinados a serem substituídos pelos Fiat 126, os 500 nunca deixaram o coração dos italianos.


Sua história foi até 1976 com os modelos conhecidos como Fiat 500 “R” de “Rinnovata”. Três anos antes a Fiat lançaria o 126 e logo depois tiraria o icônico de linha. Em 1991 ele retornava com apelo citadino e menos arrojado no design cheio de linhas retas mas mantendo-se fiel ao estilo citadino. Os motores tinham 700 ou 900cc e era um modelo mais barato que o Uno na Itália.

Nem mesmo após a tentativa falimentar de criar um revival do 500 em 1991 (foi um fiasco!). Em 2007, exatamente 50 anos depois do lançamento do mítico carrinho, a Fiat a lançou a Cinquecento do terceiro milênio, oferecendo um novo visual urbano, baseado nas linhas dos modelos originais. Em 2008, foi escolhido como o Veículo Europeu do Ano.

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Interior do 500 evoluiu ao longo da história e, também, recebeu linhas redondas

Em 1998 ele sairia de linha novamente e a Fiat só manteria em produção o modelo “600” ao longo dos anos 2000. Em 2005 a Fiat voltava a dar sinais de que um novo carro seria produzido e em 2007 lançou a nova geração do 500.

 

Com linhas elegantes e curvilíneas ele tinha tudo novo e motores 0,9 TwinAir, Fire 1.3 e 1.4 e até versões diesel. Foi um sucesso estrondoso. O carro chegou ao Brasil importado da Polônia, depois do México, e também fez sucesso por aqui.

 

Já com o devido “upgrade”, o Fiat 500 oferecido no país tinha itens como direção elétrica Dual Drive, ar-condicionado digital, sete airbags e ESP (sistema eletrônico de estabilidade). O modelo foi o primeiro Fiat vendido no Brasil com Hill Holder. Pioneirismo faz parte do DNA da Fiat e com o 500 não é diferente. Ele foi também o primeiro automóvel a oferecer sete airbags de série, ESP avançado em todos os seus motores e nele estreou a família de motores TwinAir de dois cilindros. Foi também o primeiro carro com apenas 3,55 metros que conseguiu receber as 5 estrelas do EuroNCAP. Hoje ele é vendido no Brasil apenas na versão 100% elétrica mas se trata de uma nova geração que estreou mundialmente no final de 2020.

AUTO | FIAT 500e

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Atual Fiat 500e elétrico, que é vendido na Europa e no Brasil - Foto: Fiat/Divulgação

 

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Fiat retoma modelo 500e
Novo carro elétrico compacto para 2024

Fiat | ARGO ...um dia foi lançamento...

No início do programa do Argo, a Fiat planejou uma família X6. Além do hatch e do sedã, tem também uma picape (X6P), que será a substituta da Strada. No início do projeto, a previsão era de que os três modelos fossem lançadosem 2018, porém a FCA decidiu segurar a picape.

 

Ao contrário do Siena, que não muda mais, a Strada ainda vai passar por mais uma reestilização, antes da aposentadoria, para ter fôlego suficiente para seguir em frente. As mudanças devem atualizar o estilo da picape adotando a nova identidade da marca, estampada no Mobi e no Argo.

 

Não se espante se a Strada compartilhar componentes como faróis, por exemplo, com um desses dois. Para-choques, no entanto, serão exclusivos da utilitária.

Fiat Argo. Este é o nome do mais novo lançamento da Fiat. Um carro pensado do zero, em cada um dos seus detalhes. O mais completo hatch premium do mercado que consolida o novo momento da marca no Brasil. Com muito conforto e tecnologia, você vai descobrir novos sentidos, experiências e prazeres.

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E podemos dizer que nas primeiras impressões o Fiat Argo 2019 não trás grandes mudanças. Os grandes rivais são os líderes do segmento, o Chevrolet Onix e o Hyundai HB20.