PORTAL GWC | GRUPO WEB DE COMUNICAÇÃO

DICAS DE VERÃO                                                                                                                                                 

Por: Antonia Dicmark

Ah, o verão! Aquela época do ano esperada por muitos, especialmente as crianças, e sinônimo de dias ensolarados, férias e diversão. O verão é uma das quatro estações do ano, ocorrendo após a primavera e precedendo o outono. Podemos identificar essa estação segundo alguns aspectos, como pluviosidade, temperatura e umidade do ar.

 

Você também é um daqueles que esperam pelo verão o ano todo, planejando viagens, especialmente para as regiões litorâneas? Vamos entender um pouco do verão e ver como essa estação do ano influencia o nosso comportamento.

 

Significado da palavra verão
Verão deriva do latim veranum, que significa tempo primaveril.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Características do verão

A chegada do verão pode ser caracterizada pelo aumento das temperaturas, especialmente nas regiões em que as estações do ano são bem definidas, como é o caso das regiões temperadas. O verão sucede a primavera, estação do ano em que as temperaturas estão amenas e começam a aumentar gradativamente.

 

Durante o período de vigência do verão, as temperaturas em alguns lugares do planeta podem alcançar 40ºC. Nessa época do ano, é importante ficar atento à questão da hidratação. Beber água é fundamental todos os dias e especialmente em dias em que as temperaturas estão elevadas.

Outra característica do verão está relacionada com os índices pluviométricos (as chuvas). Nesse período, as chuvas aumentam gradativamente. Conhecidas como chuvas convectivas ou chuvas de verão, ocorrem geralmente no período da tarde e duram pouco tempo, contudo, costumam ser bastante intensas, com ventos em alta velocidade e ocorrência de trovoadas.

 

Com a chegada das chuvas, aumenta-se a umidade do ar. A elevação da umidade provoca a sensação de abafamento, aumentando, então, a sensação térmica. Há também maior evaporação das massas de água, o que também está relacionado com o aumento pluviométrico, visto que há maior formação de nuvens.

Cuidados com o sol, alimentação saudável e hidratação adequada são algumas das dicas que separamos para você neste período. 

 

O Brasil é um país tropical, sendo o verão um período que coincide com final de ano e férias. E geralmente onde as pessoas viajam para curtir a praia, o sol e passar ótimos momentos de descanso. No entanto, alguns cuidados são muito necessários para garantir o bem-estar e não estragar esse momento tão esperado do ano. Por isso, separamos algumas dicas para que você possa curtir o verão de forma saudável. 

4 dicas saudáveis para você curtir o verão

1-PROTEJA-SE DO SOL FORTE


O verão é a estação do ano que apresenta elevadas temperaturas. Por isso, tenha muito cuidado com a exposição ao sol entre o período de 10h às 16h, pois esse é o momento onde ele está mais forte, podendo provocar danos à sua pele.

 

Nesse sentido, aproveite mais o sol antes desse horário e use sempre o protetor solar adequado, protegendo contra os raios ultravioletas que causam danos à saúde. Cuide da sua pele!

2-HIDRATE-SE MUITO NESSE VERÃO

 

Tome bastante água mineral, ao menos 2 litros por dia. Nesta estação o corpo tende a transpirar mais, necessitando de reposição de líquidos. Portanto, evite o consumo excessivo de álcool.

 

Além disso, muita atenção à hidratação das crianças, consumir excessivamente refrigerantes e sucos não vai garantir a hidratação adequada, pois esses produtos possuem níveis de açúcar e sódio que contribuem para a desidratação.

 

3-APROVEITE PARA REALIZAR ATIVIDADES AO AR LIVRE

 

Neste momento do ano os dias parecem durar mais tempo, tendo mais horas com a luz do sol. Logo, é ótimo para realizar atividades ao ar livre, seja uma caminhada, alongamento, meditação ou apenas se reunir com a família para desfrutar o dia. Com isso, você pode aproveita mais tempo do dia estando perto de quem você ama, além de curtir ainda mais o que verão te proporciona.


4-FIQUE DE OLHO NA SUA ALIMENTAÇÃO

 

Com as festas do fim de ano que coincidem com o verão, acabamos nos alimentando de forma não saudável, consumindo alimentos que não caem bem no estômago e que demoram mais tempo para serem digeridos.

 

Dessa forma, aposte em uma alimentação saudável para você poder curtir ainda mais esse fim de ano. Assim, opte por saladas diversificadas, evitando alimentos ultraprocessados e gordurosos.

Cuidados com a pele e corpo

Tudo limpinho! Manter o couro cabeludo limpo, sem suor, sal, cloro ou areia é muito importante. Por isso invista em shampoos suaves, já que as lavagens vão ser frequentes. E uma vez por semana aplique um antirresíduos. Durante a praia ou piscina, também é legal enxaguar os cabelos com água doce, pra evitar a exposição prolongada do sal e cloro.

GWC | Guia de Serviços Cidades

No verão e no inverno também, além dos looks maravilhosos, muita praia, piscina e atividades ao ar livre. E não dá pra esquecer os cuidados com a pele e cabelos! Então dá uma olhada nessas dicas e nos produtos que indicamos para usar no verão e continuar no inverno, devido a interferncia climatica em todos os seus aspectos.

Proteger sempre! Quando estiver ao ar livre por muito tempo, é importante usar um chapéu ou boné pra não deixar as madeixas expostas direto ao sol. Invista nos que já vem com proteção UV no tecido.

shorts-famosas47605.jpg

Escolha bem os produtos! Opte pelas linhas específicas para o verão, que normalmente vem com filtros UV e óleos pra nutrir o cabelo.

 

E também leve em conta o estado dos fios, se são grossos, finos, secos ou oleosos, pra poder escolher a textura que se adeque melhor.

 

E nada de pular a hidratação! Tem que ser semanal, depois do shampoo antirresíduos.

Proteger-a-Cor-do-Cabelo-no-Sol.jpg

PUBLICIDADE