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GRUPO WEB DE COMUNICAÇÃO

PLANO DE AÇÃO - SALA DE LEITURA
Ensino Fundamental II

VOTAÇÃO

Responsável: João Bracco

Realizamos uma pesquisa, na E.E.Dagoberto Nogueira da Fonseca,  entre os estudantes para saber alguns nomes de escritores de seu conhecimento, entre eles, os mais lembrados foram: Clarice Lispector, Monteiro Lobato, Machado de Assis e Carlos Drumond de Andrade. Então colocamos em votação para darmos um nome a nossa Sala de Leitura, realizamos no google forms e os alunos através dos tablets realizaram a votação.

 

 

Dar um nome à sala de leitura pode ajudar a identificar o espaço e a promover o hábito de leitura. 


 

Importância de identificar o espaço


 

  • Identificar o espaço da sala de leitura pode ajudar a promover o hábito de leitura. 
  • A sala de leitura é um ambiente pedagógico que oferece aos alunos a oportunidade de realizar a leitura frequentemente. 

Importância de promover o hábito de leitura

  • A sala de leitura estimula a interação e o acesso aos livros de forma bastante dinâmica e atraente. 
  • A sala de leitura possibilita o acesso a informação, através do acervo, mas principalmente da atuação do mediador da sala e das atividades desenvolvidas. 
  • A leitura estimula a criatividade e a imaginação. 
  • A leitura desenvolve as habilidades de comunicação e amplia o vocabulário. 
  • A leitura incentiva o pensamento lógico. 
  • A leitura ajuda a desenvolver a capacidade de concentração e a disciplina. 
  • A leitura ajuda a aprender a lidar com as emoções. 

...e assim tudo começou...

 

SALA DE LEITURA 

Monteiro Lobato

Monteiro Lobato - Ele foi um escritor brasileiro pré-modernista. Suas obras para adultos são marcadas pela crítica política. Porém, ele é mais conhecido por seus livros infantis.

 

"(José Bento Renato Monteiro Lobato) nasceu em 18 de abril de 1882, na cidade de Taubaté, em São Paulo. Ele fez faculdade de Direito, foi promotor, fazendeiro, editor e empresário. Além disso, fez muito sucesso como escritor. Apesar de também escrever para adultos, ficou mais conhecido por causa dos seus livros infantis.

 

O autor, que faleceu em 4 de julho de 1948, na cidade de São Paulo, faz parte do pré-modernismo e escreveu obras marcadas pelo realismo social, nacionalismo e crítica sociopolítica. Já seus livros infantis da série Sítio do Picapau Amarelo possuem traços da literatura fantástica, além de apresentarem elementos folclóricos, históricos e científicos."

Livro Infantis:
 

  • O Saci (1921)
  • Fábulas de Narizinho (1921)
  • Narizinho Arrebitado (1921)
  • O Marquês de Rabicó (1922)
  • Reinações de Narizinho (1931)
  • Caçadas de Pedrinho (1933)
  • Emília no País da Gramática (1934)
  • História das Invenções (1935)
  • Memórias da Emília (1936)
  • O Pica-pau Amarelo (1939)

Obras literárias; 

 

  • Urupês (1918)
  • Cidades mortas (1919)
  • Ideias de Jeca Tatu (1919)
  • Negrinha (1920)
  • O macaco que se fez homem (1923)
  • Mundo da lua (1923)
  • O presidente negro (1926)
  • Mr. Slang e o Brasil (1927)
  • Na antevéspera (1933)
  • O escândalo do petróleo (1936)

GRITO DE CARNAVAL

PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS

Trabalhar o Carnaval com os estudantes  é muito importante e os estudantes de inclusão, não ficaram de fora, cairam na folia.

 

As professoras, cuidadorras e todos os evolvidos deram um show de diversidade, a inclusão social e a expressão cultural. 

 

Benefícios da inclusão: 

 

  • Fortalece os laços comunitários
  • Promove uma cultura mais aberta e acolhedora
  • Contribui para o crescimento pessoal e acadêmico
  • Educa e fomenta o respeito e a diversidade
  • Garante que todos os alunos se sintam acolhidos e parte da celebração.

Roda de Conversa

ADRIANA ARAÚJO DA SILVA (P.O.C)

Falar sobre bullying é importante para identificar e prevenir o problema, que pode ter consequências graves para as vítimas. 

Importância de falar sobre bullying

 

  • Identificar o bullying não é fácil, por isso, a conversa é fundamental para que a criança receba ajuda e apoio.
  • Falar sobre bullying não deve ser um tabu. 
  • As consequências do bullying podem ser muito graves, incluindo suicídio. 
  • Responder ao bullying com mais comportamentos agressivos não resolve o problema. 
  • Proporcionar aos alunos uma reflexão sobre o quanto o bullying é causador de angustias e sofrimentos. 

 

Como combater o bullying

 

  • Integrar os meios de comunicação de massa com as escolas e a sociedade. 
  • Promover a cidadania, a capacidade empática e o respeito a terceiros. 
  • Evitar, tanto quanto possível, a punição dos agressores. 
  • Promover medidas de conscientização, prevenção e combate a todos os tipos de violência. Formar professores para que saibam trabalhar com a cultura da paz, o respeito à diferença e à diversidade. 

A parceria entre a Sala de leitura e a Professora Orientadora de Convivência na escola foi de extremo benefício ao desenvolvimento dos estudantes.
 

A sala de leitura, com seu ambiente acolhedor e recursos literários, pôde servir como um espaço onde os estudantes se sentem à vontade para explorar o tema. Isso não apenas estimula o gosto pela leitura, mas também promove a empatia e a compreensão de diversas realidades. A  a sala de leitura como um local para realizar atividades que incentivem a socialização e o respeito mútuo. 

Além disso, a orientação de convivência pode colaborar com a sala de leitura na seleção de livros que abordem questões sociais relevantes, promovendo debates e reflexões que ajudem os alunos a desenvolverem habilidades socioemocionais. Essa colaboração pode resultar em um espaço escolar mais inclusivo e enriquecedor, onde a leitura e a convivência se complementam para formar cidadãos mais conscientes e respeitosos.

AULA NA SALA DE LEITURA

Professor de Geografia  - Jonas

A Guerra Fria foi um conflito político e ideológico entre os Estados Unidos e a União Soviética, que durou de 1947 a 1991. O conflito polarizou o mundo em dois blocos: o capitalista, liderado pelos EUA, e o socialista, liderado pela URSS. 

 

Características:

 

  • O conflito também se estendeu para a corrida espacial, com os dois países lançando satélites artificiais e sondas espaciais
  • O conflito foi marcado por uma corrida armamentista, com os dois países desenvolvendo arsenais nucleares
  • A Guerra Fria resultou em vários conflitos em outras partes do mundo, como a Guerra da Coreia, a Guerra do Vietname e a Crise dos Mísseis

Fim da Guerra Fria

  • A Guerra Fria terminou em 1991, quando a URSS se dissolveu 
  • O último presidente soviético, Mikhail Gorbachev, começou a realizar reformas de abertura do país para o Ocidente, que levaram ao desmantelamento da URSS 

Tensão atual 

  • A tensão entre a Rússia e o Ocidente atingiu um novo pico após a invasão russa da Ucrânia em fevereiro de 2022

SALA DE LEITURA
Mês da Mulher

PROFESSORA - kÁTIA

A importância da mulher no mundo. Dinâmica: Um estudante de cada vez escolhia a frases que mais lhe chamase a atenção lia e virava, atrás,  tinha a foto e um texto sobre a importância da mulher da foto.

 

Eles reconheceram a contribuição das mulheres em diversas áreas, promovendo a reflexão e a celebração do papel de cada uma na sociedade.

1ª EXPOSIÇÃO
BIOMAS BRASILEIROS

PROFESSOR DE BIOLOGIA   - MARINA

O Brasil abriga seis biomas: Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pantanal e Pampa, cada um com características únicas em termos de vegetação, fauna, clima e solo.  

 

Elaboração:

Cerrado:

A savana mais rica do mundo em biodiversidade, com vegetação variada e fauna adaptada a condições específicas. 

Caatinga:

Um bioma único 100% brasileiro, com vegetação adaptada a um clima semiárido, mas com grande diversidade de espécies. 

Pantanal:

A maior planície alagada do mundo, com rica fauna e flora, e importância crucial para a regulação hídrica e a biodiversidade. 

Pampa:

Uma região de campos e pradarias, com clima chuvoso, mas com variações de temperatura e influência no tipo de vegetação. 

Amazônia:

A maior floresta tropical do mundo, com grande riqueza biológica e diversidade de espécies. 

Mata Atlântica:

Floresta tropical originalmente com a maior extensão latitudinal do planeta, mas com grande degradação e fragmentação. 

Estes biomas são fundamentais para a biodiversidade, o equilíbrio ambiental e para a manutenção de diversos ecossistemas, sendo importante para a conservação e o desenvolvimento sustentável do país. 

SALA DE LEITURA NA SALA DE AULA

PROFESSORA REDAÇÃO E LEITURA
ROSE - SUBSTITUIÇÃO

A sala de leitura levar livros para a sala de aula é uma prática que visa incentivar a leitura e facilitar o acesso aos materiais em sala de aula, promovendo um ambiente mais lúdico e interativo. A ideia é que os alunos tenham mais oportunidade de se aproximarem dos livros e de desenvolver um gosto pela leitura. 

 

Elaboração:
 

Incentivo à leitura:

Ao trazer os livros para a sala de aula, os alunos têm mais facilidade para acessá-los e podem ser incentivados a ler durante o período escolar. 

Ambiente de aprendizagem:

A presença de livros em sala de aula pode transformar o espaço em um ambiente mais agradável e estimulante para a aprendizagem. 

Diversificação dos materiais:

Além dos livros, a sala de leitura pode fornecer outros materiais, como revistas, jornais e gibis, ampliando as opções de leitura para os alunos. 

Flexibilidade:

A sala de leitura pode ser um espaço para atividades de leitura em grupo ou individual, permitindo que os alunos escolham o formato de leitura que mais lhes agrada. 

Atividades lúdicas:

A leitura em sala de aula pode ser complementada com atividades lúdicas, como jogos e debates, tornando o processo mais divertido e envolvente. 

Ao trazer a sala de leitura para a sala de aula, a escola pode criar um ambiente mais propício para a leitura, incentivando os alunos a desenvolverem um gosto pela leitura e a se aproximarem dos livros. 

 

O professor João Bracco reponsável pela Sala de Leitura no período da tarde, levou ao 7ºAno A, livros de Contos de Monteiro Lobato. Os alunos escolhiam entre os 4 contos para ler e fazer uma redação sobre o tema.

PROVA OMASP - SALA DE LEITURA

PROFESSORA COORDENADORA - QUEILA

AULA DE LEITURA - 9ºAno A

PROFESSOR LÍNGUA PORTUGUESA  - ÁNDRÉ

Leitura de livros de Machado de Assis por professores: A literatura de Machado de Assis é frequentemente leída e analisada em sala de aula pelos professores de Língua Portuguesa ou Literatura. Eles podem usar as obras do autor para ensinar sobre temas como:

 

Contexto histórico: O período em que Machado escreveu, como o Realismo e o final do período Romântico.
 

Temas sociais: Críticas à sociedade escravocrata, à hipocrisia, à desigualdade, à corrupção, etc.
 

Estilo literário: O uso de ironia, sarcasmo, reflexões filosóficas, linguagem complexa, etc.
 

Análise psicológica dos personagens: A busca por entender as motivações e os conflitos internos dos personagens machadianos.

2. A leitura como um processo intelectual: A literatura de Machado de Assis, frequentemente, é considerada complexa, desafiadora e profunda, que exige uma leitura atenta e reflexiva. A leitura de Machado de Assis pode ser vista como um exercício intelectual que:
 

Estimula a reflexão crítica: As obras do autor levam o leitor a questionar a sociedade, a moral, a natureza humana.

Amplia a visão de mundo: As histórias e os personagens de Machado de Assis podem abrir o leitor para diferentes perspectivas e culturas.

Enriquece a linguagem: O uso da linguagem de Machado de Assis, com sua riqueza de vocabulário e figuras de linguagem, pode enriquecer a capacidade de expressão do leitor.

 

Em resumo, a "leitura do livro de Machado de Assis" pode ser a atividade de ensino sobre as obras do autor, ou pode ser a experiência de leitura em si, que é uma jornada intelectual desafiadora e enriquecedora.

SALA DE LEITURA 

INTERVALOS INTERATIVOS

Refere-se a um projeto ou evento que busca tornar o intervalo entre aulas mais dinâmico e interessante, envolvendo leitura,  atividades culturais, jogos, apresentações ou outras formas de interação entre os alunos e, por vezes, a comunidade escolar. 
 

Alguns livros são colocados em cima das mesas como opção e leitura, dessa forma estimula os estudantes a lerem ainda mais.

 

Esse projeto é realizado na sala deleitura: Monteiro Lobato todos os dias nos intervalos, na E.E. Dagoberto Nogueira da Fonseca com o objetivo de promover a leitura , descontração, integração de uma forma divertida. 

SALA DE LEITURA 

INTERVALOS INTERATIVOS
JOGOS

Refere-se a um projeto ou evento que busca tornar o intervalo entre aulas mais dinâmico e interessante, envolvendo leitura,  atividades culturais, jogos, apresentações ou outras formas de interação entre os alunos e, por vezes, a comunidade escolar. 
 

Alguns livros são colocados em cima das mesas como opção e leitura, dessa forma estimula os estudantes a lerem ainda mais.

 

Esse projeto é realizado na sala deleitura: Monteiro Lobato todos os dias nos intervalos, na E.E. Dagoberto Nogueira da Fonseca com o objetivo de promover a leitura , descontração, integração de uma forma divertida. 

SALA DE LEITURA 

493 ANOS DE ITANHAÉM

SALA DE LEITURA 

Mediação e Linguagem

UM OLHAR DA LITERATURA AO CINEMA: a transposição da linguagem literária para a cinematográfica: curta /animação

 

O Projeto Mediação & Linguagem nasceu em 2014. Foi colocado em prática pela Equipe Curricular de Língua Portuguesa em parceria com a Sala de Leitura.

 

Conta com o protagonismo de estudantes, de profissionais da escola e da Diretoria de Ensino, entre outros colaboradores que atuam na rede estadual de ensino de São Paulo. Em todo o histórico de produção está incutido o entusiasmo de pessoas que se descobriram produtores de radionovelas/podcasts, de vídeos (animação, encenações etc.).

 

Além do incentivo à leitura de textos literários nas aulas regulares e nos projetos desenvolvidos nas Salas de Leitura, “Mediação e Linguagem” também propõe momentos de reflexão sobre as obras lidas, de forma a buscar, na ficção literária, espaços para fruir, compartilhar impressões e sentimentos deixando-se levar pelas emoções e pela imaginação, vivendo épocas, tempos e lugares diversos, convivendo com personagens, fatos e enredos.

 

Essa intermidialidade que ocorre entre literatura e criação cinematográfica dispõe de uma adaptação que pode ser conforme as inspirações do autor, de forma independente e, portanto, não havendo uma obrigatoriedade com o texto em sua íntegra ou uma fidelização com a obra original em que o curta/animação é baseado: trata-se de duas obras, duas formas de expressão, em que não há a superioridade de uma perante a outra. Há, sim, diferentes obras, diferentes produções com diferentes linguagens, cada uma com suas particularidades.