Xenofobia é um termo que descreve o medo, aversão ou hostilidade em relação a pessoas estrangeiras ou de outras culturas. Pode manifestar-se de diversas formas, desde preconceito e discriminação até comportamentos mais extremos, como violência.
 
A xenofobia é manifestada contra diferentes grupos em todo o planeta. Na Europa, por exemplo, os árabes e muçulmanos têm sido alvo de grande preconceito, assim como os mexicanos e latinos, em geral, nos Estados Unidos.  No Brasil, também se vivencia esse problema, principalmente contra os imigrantes venezuelanos e haitianos. 
Como o governo brasileiro lida com a xenofobia na atualidade?
Atualmente, os principais esforços do governo brasileiro é de investigar e punir a prática desses grupos, que além de cobrarem alto pela “ajuda” na imigração ilegal, cometem vários crimes contra os direitos humanos durante o percurso. É importante combater a xenofobia promovendo a compreensão, o respeito e a aceitação das diversas culturas. A diversidade é uma parte fundamental da sociedade, e a promoção da tolerância contribui para um ambiente mais inclusivo e harmonioso.
No Brasil é previsto na Lei Nº 9.459/97, enquadra aqueles que possam vir a praticar, induzir, incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional. Além disso, quem comete xenofobia é passível a reclusão de um a três anos e multa.
 
O aumento da xenofobia pode ser influenciado por uma série de fatores complexos e multifacetados, e esses fatores podem variar de acordo com a região e o contexto específico. Algumas possíveis razões para o aumento da xenofobia incluem: